O vinagre de maçã vem sendo utilizado para fins medicinais há milhares de anos, Hipócrates já exaltava suas qualidades medicinais em seus escritos. O vinagre de maçã tem mais de trinta elementos nutricionais, entre eles vitamina B12, ácido fólico, ferro e potássio, além de enzimas essenciais a minerais como fósforo, sódio, cloro, magnésio, cálcio, enxofre, flúor e silício.
Contém betacaroteno, antioxidantes, aminoácidos essenciais e pectina. A pectina ajuda a aumentar a sensação de saciedade e diminuir o apetite, também ajuda nos processos digestivo e a reduzir o colesterol, auxiliando no processo de emagrecimento.
Destacamos alguns dos principais benefícios do vinagre de maçã:
- Auxilia no processo de emagrecimento;
- Desencadeia um processo que reduz o nível de glicose no sangue e ajuda a prevenir diabetes,
- Diminui rigidez dos músculos;
- Estimula a digestão,
- Combate a coceira provocada por fungos;
- É utilizado para o tratamento de cabelos oleosos e com caspa, graças á sua ação antifúngica;
- Melhora o funcionamento do fígado, tornando-o mais eficaz no processamento das toxinas, ajudando o corpo a eliminá-las mais rápido;
Recomendação de consumo
É indicado consumir até duas colheres de sopa de maçã (aproximadamente 30 ml) diariamente.
Como consumir o vinagre de maçã
O vinagre de maçã pode ser consumido em saladas e pode ser diluído na água ou suco, ele pode ser aquecido durante o preparo de uma receita e deve-se evitar o consumo do vinagre puro.
Atenção!
É muito importante que o vinagre de maçã seja orgânico, não pasteurizado e não filtrado. O vinagre de maçã orgânico pode ser encontrado em casas de produtos naturais e alguns supermercados.