Fritar Salgados Congelados sem Estourar

Quem não gosta de salgadinho? Coxinha, bolinho de queijo, risóles, hummmm…
Salgadinhos são uma delícia mas dão um pouquinho de trabalho pra fazer, por isso quando nos dispomos a “meter a mão na massa” queremos fazer em grande quantidade,  para congelar e consumir outras vezes. Bom, a maior parte das pessoas faz assim!
Se você já passou por essa situação vai entender: depois dos salgados prontos e congelados, chega a hora de fritar e o que acontece? Os bonitinhos resolvem estourar, sujando todo o seu fogão limpinho e de quebra respingando óleo quente no seu braço e deixando aquela marquinha de queimadura!
Aqui vão algumas dicas para evitar que isso aconteça:

  • Utilize farinha de trigo de boa qualidade
  • Na hora de modelar, tome o cuidado de pressionar bem o recheio contra a massa para que não se forme bolhas de ar
  • A temperatura do óleo é muto importante,  um óleo muito frio encharca o produto e um óleo muito quente pode causar explosões, a temperatura ideal é de 180 ºC a 200 ºC
  • A quantidade de óleo deve ser suficiente para cobrir por completo o salgado
  • Não misture os salgados na hora de fritar, frite porções do mesmo tipo de salgado de cada vez

 

Congelando

Modele os salgadinhos de sua preferência e, se forem fritos, empane-os de acordo com a receita. Coloque-os em uma assadeira, um ao lado do outro, sempre deixando espaço entre eles. Isso evitará que eles grudem um no outro antes do congelamento.
Leve o tabuleiro ao freezer  por aproximadamente 2 horas, ou até que os salgadinhos estejam levemente congelados.
Coloque-os em um saco plástico (próprio para alimentos), feche, coloque etiqueta com dados sobre o salgado, data e validade e leve ao freezer novamente. O tempo máximo de congelamento recomendado é de aproximadamente 3 meses.
Lembre-se que recheios que contenham batata ou ovos não devem ser congelados!

Descongelando
Os salgados fritos não precisam e nem podem ser descongelados antes da fritura por isso mesmo é importante fazer o congelamento da maneira correta.
Para descongelar salgados assados, retire-os do freezer e deixe-os na geladeira por pelo menos 6 horas antes de assá-los.


Compartilhe

Deixe um comentário

Em Breve