Cozimento a vapor na panela normal

Os legumes e verduras cozidos no vapor são bem mais saudáveis do que cozidos na água. Quando o alimento é cozido na água, chega a perder cerca de 30% dos nutrientes que são absorvidos pela água em alta temperatura.
O processo de cozimento no vapor ajuda a conservar nutrientes como potássio, sais minerais e vitaminas que são muito sensíveis ao calor, além disso preserva a cor e sabor dos legumes.
Existem panelas específicas para este tipo de cozimento, inclusive panelas apropriadas para ir ao micro-ondas.
Se você não tem panela de cozimento a vapor, fique tranquila, poderá cozinhar seus alimentos no vapor utilizando um escorredor de macarrão de inox ou peneira que se encaixe na panela.

  • Corte os pedaços não muito grandes para que o vapor passe entre eles cozinhando-os por igual.
  • Selecione legumes com texturas parecidas para que o tempo de cozimento seja o mesmo para todos.
  • Acomode os alimentos na peneira ou escorredor.
  • Não adicione tempero antes  do cozimento, principalmente sal para evitar a perda de água do alimento.
  • Não encha a panela de água, coloque apenas de 3 a 5 centímetros e leve ao fogo.
  • Quando a água ferver coloque o recipiente com os alimentos, tampe e abaixe o fogo.
  • O tempo de cozimento varia entre 10 e 15 minutos, depende do tipo de alimento e do tamanho, se você gosta de mais macio, deixe cozinhar um pouco mais.
  • Retire do fogo e tempere a gosto.

Dica: A cuscuzeira é muito útil para cozinhar legumes no vapor.


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