Como evitar o desperdício de alimentos

Se você está passando por um período financeiro difícil e precisa economizar e não sabe mais cortar gastos saiba que eliminar gastos desnecessários com a alimentação pode fazer um bem danado ao bolso e à saúde!
A alimentação é um dos últimos setores que pensamos em economizar porque afinal de contas, ninguém vive sem se alimentar, talvez por isso a gente acabe não se dando conta do quanto desperdiçamos.
A correria do dia a dia muitas vezes acaba nos levando a consumir alimentos já prontos, seja em restaurantes, fast foods ou até mesmo refeições processadas e congeladas.
Separamos algumas dicas de como economizar na alimentação, é um pouco mais trabalhoso do que comprar comida ponta mas garanto que vale a pena!

Antes de ir ao supermercado faça uma lista de compras e atenha-se a ela

Quem nunca foi ao supermercado comprar apenas um item e saiu de lá com sacolas de compras? Faça uma lista do que precisa em casa e vá riscando os itens da lista a medida em que os coloca no carrinho, evite comprar coisas que estão em promoção mas que você não precisa.
Vá ao supermercado no máximo uma vez por semana, idas esporádicas durante a semana tendem a ser mais dispendiosas.

Planeje o cardápio da semana

Ao planejar as refeições que serão consumidas durante a semana você já sabe o que comprar e pode deixar os pratos com meio caminho andado: deixar porções exatas de carne congelada, alguns legumes podem ser pré-cozidos e congelados, armazenar as verduras já lavadas também economiza tempo, só tome o cuidado de secar as folhas antes de armazenar em saco transparente e guardar na parte inferior da geladeira.

Congele os alimentos

Alguns alimentos podem ser congelados e armazenados por um certo tempo, é legal fazer isso com alimentos que não serão consumidos imediatamente e correm o risco de estragar, essa simples atitude evita o desperdício.

Reaproveite as sobras

A sobra daquele arroz que está na geladeira pode se transformar em um delicioso arroz de forno, o queijo que ressecou não precisa ser descartado, pode ser ralado e incorporado em alguns pratos, você também pode utilizar talos de legumes como couve-flor e brócolis em sopas por exemplo, eles ficam deliciosos, pães amanhecidos podem se transformar em torradas e pudins.

Vá à  feira ou ao feirão do supermercado

Frutas, verduras e legumes costumam ser melhores e mais baratos na feira, se for na hora da xepa pode sair mais barato ainda.
Os supermercados costumam reservar um ou dois dias da semana para fazer promoção desses alimentos, comprar nesses dias também pode significar uma boa economia.

Evite comer fora

Sempre que possível leve marmita para o trabalho, prepare uma marmita com alimentos saudáveis e inclua uma fruta como sobremesa, além de economizar é bem mais saudável.
Se você não tem muito tempo para cozinhar todos os dias, tire um dia da semana para deixar as refeições semi-prontas pode ser um pouco demorado mas vale a pena.

Não é difícil economizar comida, com o passar do tempo acaba se tornando um hábito, se você tem alguma dica de economia e deseja compartilhar, envie para nós!


Compartilhe

Deixe um comentário

Em Breve