8 Benefícios do limão

O limão está no topo do ranking das frutas mais benéficas para a  saúde. Ele pode ser utilizado para temperar alimentos, fazer sucos e sobremesas. Seu gosto azedinho por vezes pode inibir o consumo fora de pratos como tortas, mousses e bolos mas sua riqueza nutricional é indiscutível.

Rico em vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, PP), tem uma grande quantidade de vitamina C e vitamina P, além de minerais como potássio, magnésio, cálcio, fósforo, sódio, ferro e flúor e fibras.
Conheça agora 8 benefícios do limão:

1- Ajuda a fortalecer o sistema imunológico: a vitamina C presente no limão é excelente para afastar constipações, o potássio estimula o cérebro e o sistema nervoso, bem como regula a pressão arterial. O ácido ascórbico do limão tem efeito anti-inflamatório e pode ser usado em casos de asma e outros distúrbios respiratórios, já que aumenta a absorção de ferro pelo organismo.

2- Equilibra os níveis de pH do sangue. Os limões são naturalmente ácidos  mas ao ser processado pelo organismo essas propriedades ácidas tornam-se alcalinas, os ácidos cítrico e ascórbico são facilmente metabolizados pelo organismo, beber água com sumo de limão ajuda a remover a acidez do corpo, incluindo o ácido úrico.

3- Melhora a digestão. A composição do sumo de limão é semelhante à da saliva  e fluidos digestivos, ajuda o fígado a produzir bílis, ácido fundamental para a digestão. Os minerais e vitaminas presentes no limão ajudam a soltar as toxinas do trato digestivo, as propriedades digestivas da fruta aliviam sintomas de indigestão como azia, arrotos e flatulência.

4- Limpeza intestinal. Ingerir uma xícara de água morna com sumo de limão em jejum ajuda a ativar o intestino, limpar e desintoxicar o trato intestinal, esse procedimento também auxilia na desintoxicação do fígado.

5-Previne o envelhecimento precoce. Rico em antioxidantes o consumo do limão (aliado a uma rotina de hábitos saudáveis) ajuda a prevenir o envelhecimento precoce das células e neutralizam os radicais livres.

6-Garganta inflamada. Ajuda no combate a problemas relacionados a infecções de garganta, dor de garganta e amigdalite, pois tem uma propriedade antibacteriana. Quando estiver com dor de garganta, dilua o suco de meio limão com metade de um copo água e faça gargarejos com frequência.

7-Antitumoral. Seus componentes anticancerígenos impedem a divisão das células cancerígenas, sempre que possível é bom incluir o limão na alimentação diária através de sucos  (sem açúcar) e saladas.

8-Ajuda a manter o peso. Os polifenóis da casca do limão suprimem a obesidade induzida por dieta, hiperglicemia e resistência à insulina, a pectina ajuda a combater a compulsão de comer.


Compartilhe

Deixe um comentário

Em Breve